Powered By Blogger

sábado, 8 de março de 2014

Eclipse solar

Se prepara, pois 2015 vai ter um Eclipse Total!


POR FELIPE FERREIRA
SITE: Fatosdesconhecidos.com.br



Em 20 de março de 2015, o último eclipse solar completo, pelo menos por uma década, será visível a partir de algumas partes remotas da Terra. Desta vez, embora algumas partes da África, Ásia e norte da Europa, terão um vislumbre parcial, é a vez do norte do atlântico aproveitar mais de dois minutos de escuridão durante o dia.
O caminho de totalidade é apenas abaixo da península da Groelândia, em direção ao norte para o Círculo Ártico, um curso que o leva até o outro lado da ilha Russa, Svalbard e também as ilhas Faroé, por um total de dois minutos e nove segundos de eclipse solar total.
Para a maioria dos amantes de eclipse que não vivem nesta área remota do mundo, o alinhamento inconveniente do Sol e da lua pode parecer fazer este evento fútil. Felizmente, há um eclipse cruzeiro partindo de Newcastle, no Reino Unido, que irá levá-lo para as Ilhas Faroé a tempo de testemunhar a Lua cheia atravessando o Sol.
Um eclipse total do Sol pode acontecer na Terra, porque, embora a Lua é cerca de 400 vezes menor que o Sol, também é cerca de 400 vezes mais próxima da Terra, de modo que sua circunferência pode preencher completamente a circunferência do Sol e causar, brevemente, um apagão. No entanto, a Lua está se afastando da Terra a uma velocidade de 3,8 centímetros por ano, o que significa que cerca de 560 milhões de anos, a Terra experimentará seu eclipse solar total, de uma maneira que a Lua não vai conseguir cobrir totalmente o Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário